Blog

Windows 11: é melhor atualizar ou fazer instalação limpa?

O Windows 11 chega como uma atualização gratuita para quem já tem o Windows 10 e hardware compatível. Mas será que é melhor fazer uma instalação limpa ou realizar o upgrade partindo da versão anterior?

Em muitos casos, a instalação limpa pode ser uma das melhores opções na hora de instalar um novo sistema operacional. Se você não faz uma “faxina” no HD há muitos anos é ainda melhor, já que o processo de formatar o PC completamente e instalar o programa do zero fará isso. Com a instalação limpa, a usabilidade do seu computador também pode melhorar. 

Apesar de ser um método mais trabalhoso, a instalação limpa é o que pode render melhor performance em alguns computadores que precisam ser formatados. A atualização é para computadores que tem grande quantidade de arquivos e não tem disponibilidade de fazer um backup das informações. A atualização pode ser demorada em alguns casos sempre dependendo de uma boa conexão de internet e configuração do hardware.

Windows 10 ganha versão final e não terá novos recursos, confirma Microsoft.

A edição 22H2 será a versão final do Windows 10, que não deverá mais receber novos recursos a partir de agora, conforme anunciado em 27/04 pela Microsoft, daqui em diante, todos os updates do software serão focados apenas em segurança. A versão 22H2 do sistema vai receber atualizações mensais de segurança até o dia 14 de outubro de 2025, protegendo PCs de vulnerabilidades, malwares e outras ameaças digitais. O Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025. A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições permanecerão em suporte com versões mensais de atualização de segurança até essa data.

Microsoft encerra vendas do Windows 10; saiba o que muda.

No dia 31/01/2023, a Microsoft encerrou a venda do Windows 10 em sua loja oficial. A partir de agora, só é possível adquirir chaves de ativação ou cópias físicas em revendedores autorizados. A empresa, por enquanto, não planeja remover as ferramentas de instalação e criação de mídias. Dessa forma, ainda será possível baixar e instalar o sistema oficialmente, mas a ativação depende do usuário já dispor de uma licença digital. A medida visa expandir a base instalada do Windows 11, barrando novas entradas na versão anterior. Com isso, é possível migrar equipes de desenvolvimento para o sistema atual, mantendo no antecessor apenas o efetivo necessário para patches e suporte.